• Papai no Controle

Grávido e agora? 5 coisas que você precisa saber antes de arrancar os cabelos


Ela passou o dia se preparando para dar a notícia. Enfeitou o quarto. Colocou balões com códigos e uma câmera para registrar sua cara. E pow! Você descobriu que vai ser pai e fez uma cara terrível de desespero. Calma! A filmagem vai pro lixo, mas nem tudo está perdido! Atendendo aos pedidos, eu preparei algumas dicas para pais de primeira viagem: Como sobreviver às 40 semanas de gravidez.

#1 Tome o controle

Parabéns amigo! Você agora faz parte desse maravilhoso mundo chamado paternidade. A primeira e mais preciosa dica que te dou é: Engula seus medos (ou finja) e tome o controle da situação! Sua mulher está passando por transformações e você é o responsável.

Seja “homi” com H, ignore as opiniões machistas de que filhos é coisa de mulherzinha e tudo vai se tornar mais simples. Se responsabilize pela parte técnica e prática. As despesas vão aumentar, mas saiba que o dinheiro nunca vai comprar tudo. Se controle. Saiba que a chegada de um bebê precisa do seu toque masculino. Improvise, crie, coloque a mão na massa.

Comece a pensar no quarto, nos móveis e até naquele carro utilitário que só cabem duas pessoas. Essa vai ser a melhor experiência da sua vida.

#2 Participe

É difícil amar algo que você não vê, não sente e não conhece. Uma das coisas mais importantes durante esse período é participar de todas as consultas e exames. Você tem o direito por lei de pegar um atestado de acompanhante durante essas horas. Garanto que vai se emocionar ao ouvir o coraçãozinho da sua cria bater e vai querer chorar em todas as ecografias. Seja macho e chore mesmo! Tem também alguns cursos para pais oferecidos por maternidades e doulas. Faça tudo. Mesmo na barriga, seu bebê vai saber que lá fora tem um papai preocupado e interessado esperando. Essa experiência me preparou e acalmou muito durante a minha gravidez.

#3 Se especialize

Você nunca trocou uma fralda e não tem a menor ideia de como começar. Relaxa. Você só vai aprender na hora de colocar a mão na massa (literalmente!! kkk), mas nada te impede de usar a experiência de outros pais para ficar por dentro do assunto. Use a internet ao seu favor. O youtube pode ser seu grande aliado. Pesquise, assista, se informe. Existem zilhões de tutoriais que ensinam desde como segurar um bebê até coisas que parecem de outro mundo como, limpar o umbigo e cortar unhas. Eu também comprei livros e fiz curso no babycenter para chegada da Tarsila. Pesquise a hastag #paisnoinsta, ou mande as suas dúvidas, terei prazer em te ajudar.

#4 Seja razoável

A boa notícia é que apesar de estar grávido, você não vai ter hormônios enlouquecedores, transformações no corpo, dores, enjoos e nem desejar comer um pedaço de telha na rua.

Portanto, seja razoável. Ela não está inventando isso. Entenda as loucuras, choros, dramas e se esforce para que sua mulher se sinta linda e segura ao seu lado.

A gravidez é sua, mas você precisa entender que a mãe está fazendo o favor de carregar a coisa mais maravilhosa que você vai ter em toda a sua vida.

#5 Aproveite

Você está vivendo um momento único. Respire fundo, relaxe e curta cada fase. Elas não voltam e dão saudades. Faça álbuns mensais de fotos, pinte sua barriga junto com a da mamãe, faça viagens. Cante para o seu bebê, converse antes de dormir, brinque e não tenha medo de parecer ridículo. Saia dessa casca cultural que sempre nos oprimiu. Filhos é assunto para homens, sim. Seus amigos e sua família vão se orgulhar do papai que você irá se tornar! Siga esses passos e entre pro time dos papais no controle. Parabéns!

Envie suas dúvidas pra mim. Toda segunda-feira vou me empenhar em respondê-las e compartilhar minhas experiências com a Tarsila!! No próximo post vou dar dicas valiosas de como escovar os dentes de um dragão! Até lá.

#gravidez #Paternidade #paidemenina #maternidade #paideprimeiraviagem #papainocontrole #dicas #crianças #bebê

 Brasília DF  |      © 2015 Papai no controle  | blogpapainocontrole.com