• Papai no Controle

5 Dicas para criar bebês independentes


Desde cedo, eu sempre acreditei que se fosse deixada em uma ilha deserta, Tarsila sobreviveria!!! Você pode até rir, mais a verdade é que me sinto super bem quando vejo a independência da minha cria, mesmo em atitudes tão simples, quanto servir o próprio suco ou usar o banheiro sozinha.

A mamãe, sempre achou ela um bebezinho, o curioso era que o choro na porta da escolinha vinha da mamãe, o medo da agulha era todo da mamãe, as viroses enlouqueciam o papai... Tarsila mesmo sempre encarou os desafios com muita maturidade, o que nos enche de orgulho.

Segundo psicólogos do site Descobrindo crianças, pais super protetores limitam e prejudicam a autonomia dos filhos. Muitas vezes o filho ou a filha de pais super protetores sentem-se extremamente cobrados, controlados e invadidos.

Abaixo, segue uma lista de dicas do site para incentivar a autonomia e independência dos filhos:

1) Dar as ferramentas para que os filhos desenvolvam as próprias defesas e façam suas escolhas.

2) Observar o comportamento de seu filho ao liberá-lo para novas experiências, mesmo que isso signifique acompanhá-lo à distância nas primeiras iniciativas.

3) Não exigir da criança um comportamento exemplar nas primeiras tentativas. Ao aparecerem os erros, oriente, apoie e incentive.

4) Refletir a respeito e conversar coma criança sobre suas preocupações, mostrando que confia nela.

E por que não: 5) Elogiar boas atitudes!

Talvez chegou a hora de você deixar sua cria tentar novos desafios. Deixe ela tomar um suco no copo normal, mesmo que isso lhe custe minutos a mais na lavanderia. Leve ela para cozinha e explique que a mamãe ou papai precisam de ajuda para guardar alguma coisa. Delegue tarefas, que sejam simples, mas que encha o pequeno ou pequena de dedicação.

Você pode se surpreender!


 Brasília DF  |      © 2015 Papai no controle  | blogpapainocontrole.com