• Colaborou Jamile Romeu

Grávida do segundo filho - Desafios e sinceridades


Te garanto que a maior diferença entre o primeiro e o segundo filho se chama tempo. No primeiro tudo é novidade e os pensamentos são integralmente voltados para aquela criaturinha na barriga. Já o segundo fatalmente recebe menos.

Na primeira gravidez eu trabalhava como uma louca, mas os meus momentos em casa eram todos meus. Eu tinha um diário de gestação com anotações de cada semana, tirava fotos mês a mês, comprava cremes caríssimos, dava uma atenção louca para aquela pessoa dentro da barriga, cantava, orava, lia. Já a segunda gravidez foi muito diferente e isso até me dava uma pontadinha de culpa. Lá estamos com 31 semanas e não escrevi cartas, não cantei pra ele, não senti nenhum frio na barriga, não tive crises de ansiedade, não tirei milhares de fotos, não fiquei viciada no Babycenter.

Mas quer saber, isso não é de todo ruim. Apesar dessa descrição tão sincera, estar grávida do segundo filho é algo mais sereno e tranquilo. Os desafios são outros e o maior medo que tenho é o de não conseguir dar tanta atenção ao Ravi quanto eu dei para a Tarsila.

Ser grávida e mãe ao mesmo tempo exige uma paciência e disposição que nunca achei que encontraria. As coisas parecem estar em locais inatingíveis, a filha mais velha inventa que quer colo o tempo todo, esconde coisas, corre pelo shopping e exige mais atenção do que nunca.

Quando ela entendeu que teria um irmão, entrou em uma crise existencial. Criamos métodos para fazer com que ela se sentisse mais segura e deu certo.

Veja na publicação: Como aceitar a chegada do irmãozinho

Agora sinto como se eu estivesse dando a ela um presente para vida toda. Alguém com que ela possa aprender a dividir, um companheiro 24 horas por dia, para ensinar e mostrar um mundo que pertencia apenas a ela. Certamente os momentos de solidão e ócio, me implorando para brincar talvez nem existam mais.

Que venha o desconhecido, mas uma coisa é certa: Na série da nossa vida, é o amor quem vai nos preparar para o desconhecido. Que venham os próximos episódios!

#Maternidade

 Brasília DF  |      © 2015 Papai no controle  | blogpapainocontrole.com