• Jamile Romeu

Gravidez sem romantismo - 5 dicas para se sentir "normal"


Sabe aquelas grávidas de novela? Lindas, brilhantes e cheias de disposição? Digo mesmo pra todo mundo: Tudo mentira!

Se você ainda quer manter aquela falsa ideia de que gravidez é uma coisa linda, nem continue a leitura, esse post é para mulheres normais.

Olá pessoal, aqui estou eu, Mamãe no controle para te dar um choque de realidade. É maravilhoso quando as pessoas postam fotinhas no face, quando a Beyoncé aparece linda em um salto mesmo com uma barriga de gêmeos, ou quando a sua amiga diz morrer de saudades da gravidez...

Ainda na segunda gestação e com um pouco mais de fôlego eu quero muito desmistificar essa imagem que castiga e oprime tantas companheiras por aí.

Faço isso, não por maldade, mas por ver tantas mulheres frustradas e aprisionadas em seus próprios sentimentos. Pessoas que sonharam com uma gestação de cinema e não se prepararam para os momentos anti-românticos.

Quando eu engravidei da Tarsila eu me senti muito feliz e realizada nos primeiros dias. Sim, depois vieram todos os sintomas ruins que uma gestação pode proporcionar, aliados a uma rotina de trabalho de 70h por semana e à culpa por estar me sentindo péssima.

Engoli muito as minhas opiniões e chorava muito. Ao mesmo tempo, me sentia culpada por estar passando esse sentimento negativo para o bebê, que deveria, no meu entendimento, estar recebendo "amor" e gratidão. Na verdade muitas mulheres passam por isso todos os dias e eu digo: detestar estar gravida não significa amar menos o seu filho.

Separei algumas verdades (minhas) sobre a gravidez que podem te ajudar a sentir-se normal:

- A gravidez não é tão mágica quando parece

As pessoas insistem em falar apenas sobre o lado bom da gestação e isso acaba gerando expectativas que não condizem com a realidade, isso frustra as gravidinhas de primeira viagem.

- Você pode se sentir envenenada nas primeiras 12 semanas

Esteja preparada psicologicamente para mudanças de rotina, de alimentação e principalmente de humor. No início da gravidez, seu corpo pode demorar a se acostumar com as alterações hormonais e te causar sintomas digestivos nada agradáveis. Peça socorro ao seu médico, se permita um cuidado especial.

- Você não precisa ser uma super-mulher

Não tente provar nada para ninguém e nem forçar uma ótima aparência quando o seu desejo é de desaparecer. Você está em seu direito e merece apoio, compreensão e atenção.

- Não se culpe por detestar estar grávida

Vomitar, enjoar e ter hemorroidas não é divertido. Qualquer pessoa se sentiria assim no seu lugar. Saiba que a gestação passa e deixa um fruto maravilhoso para a vida toda. Detestar a gravidez não significa amar menos seu filho.

- Tpm é para os fracos

Os hormônios podem tentar te enlouquecer e talvez você deseje matar pessoas. Tenha consciência de que os seus picos de humor e nervosismo são causados pelas alterações hormonais e cerebrais, isso é comum e vai passar.

Claro que você pode estar lendo esse post e fazer parte das 0000,1% das mulheres que não se sentiram mal durante a gravidez e tem saudades. Sorte a sua!

E para as companheiras de pensamento, calma, tudo isso vai passar e dará lugar ao rostinho mais lindo que você vai ver na vida. E claro, a novos desafios.


 Brasília DF  |      © 2015 Papai no controle  | blogpapainocontrole.com