• Papai no Controle

Como criar filhos emocionalmente fortes?


Na última semana participamos de um Whorkshop Educação emocional para crianças. Esses e outros questionamentos foram respondidas pelo coach Márcio Micheli, que nos deu uma visão completamente diferente sobre tudo o que eu pensava na educação de filhos.

“Você teve um bom pai?”

Essa pergunta enigmática abriu o curso e levou 100% dos alunos a se lembrarem da infância. Segundo o Micheli, nós, pais e mães só temos a infância para marcar – positiva ou negativamente, a vida dos nossos filhos. Não é à toa que nos lembramos dessa época para quase todas as questões emocionais da nossa vida.

“Você só tem a infância para marcar a vida do seu filho!”

Cheio de frases de impacto e dono de um posicionamento firme, o coach nos mostrou a visão das crianças com relação as nossas atitudes e como eles conseguem captar coisas sutis e guardar para a vida toda.

Para Márcio Michele, o amor é capaz de conduzir os pais e mães na criação de filhos, mas não é tudo. Falar sempre a verdade é uma das técnicas que os levam a respeitar, confiar e admirar os pais. “A mentira gera o medo e a paralisia. Já a verdade, gera a prudência e leva a criança a ter um plano”. O homem do saco é um exemplo clássico, segundo Micheli. Realmente parei para pensar: por que não, dizer aos nossos filhos para ter cuidado com pessoas desconhecidas e que podem fazer o mal, os ensinando a gritar e correr em caso de perigo?! Assim a criança fica prudente e tem um plano em caso de problemas. Ele também fala sobre a linha tênue que separa a mentira da linguagem lúdica.

“É justo trabalhar o ano inteiro, comprar um presente caríssimo e fazer seu filho acreditar que foi o papai Noel quem deu?”, diz Marcio.

Ele acredita que esses mitos e folclores atrapalham a mente das crianças e criam uma insegurança no mundo real.

Um outro ponto abordado no curso foi a superproteção. Ele afirma que filhos de pais superprotetores tem uma grande tendência a se tornarem tímidos, medrosos e terem dificuldades para aceitar novos desafios. Além disso, podem se tornar pais permissivos, liberais em excesso e com grande dificuldade para dizer não.

Márcio Micheli desenvolveu uma técnica de coaching chamada EVO. Nesse método ele ensina a olhar para o passado e localizar momentos que podem ser a resposta de dificuldades do presente. Uma das técnicas interessantes é a de “ressignificar”. Localizar o momento que te levou a agir de determinada forma e tentar se resolver consigo mesmo. Trocar o medo pela esperança. Um medo de altura, uma ausência paterna ou palavras de derrota no passado pode ser a resposta para pessoas que tem dificuldades de relacionamento, de trabalho ou de serem pais, por exemplo.

Olho no olho, palavras de motivação, respeito e amor. Essas, segundo ele, são peças fundamentais para a criação dos filhos. Uma outra dica:

“Só diga não, se o seu argumento convencer a você mesmo. E mesmo assim, tudo deve ser explicado”.

Realmente dá muito mais trabalho, mas você leva o seu filho a raciocinar e a confiar em você.

DICAS RÁPIDAS:


Frases que não devem ser usadas nunca:

- Meu filho é tudo pra mim

- Filha minha só sai de casa quando casar

- Quantas vezes eu vou ter que falar a mesma coisa

- Você tem que ser bom em tudo

- Não podemos comprar, é caro

- Na minha época

- Você vai cair (ou coisas negativas)

Segredo do sucesso

- Não retire dos seus filhos as possibilidades

- Não estabeleça metas inatingíveis

- Defina penalidades junto com seu filho

- Nunca penalize sem avisar

- Não elimine as consequências dos atos de seus filhos

- Corrija de forma reservada

- Elogie em público

Como destruir seu filho emocionalmente

- Parar de dar afeto

- Só criticar

- Parar de se interessar pelo cotidiano dele

- Parar de olhar nos olhos

SOBRE

Márcio Micheli é Coach Profissional, palestrante, conferencista, idealizador do Método EVO e fundador da empresa EVO Coaching.

Já treinou mais de 4.100 pessoas em seus treinamentos de Inteligência Emocional, Coaching para Mulheres, Coaching para Homens, Vocacional, Fórmula de Estudos para Provas e Concursos, e Formação em Coaching.

Certificado em Personal e Professional Coaching, e em Executive Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching; e em Neurocoaching pelo Instituto Brasileiro de Coaching.

Quer saber mais? Clique aqui !

#Emoções

 Brasília DF  |      © 2015 Papai no controle  | blogpapainocontrole.com