• Papai no Controle

Toddler - um pequeno general com menos de 3 anos!


Já ouviu falar na palavra “toddler”?

Eu também não.

Toddler é um termo em inglês que classifica as crianças de 1 a 3 anos. Nessa etapa, eles não são mais bebês, apesar de serem muito dependentes, obstinados e quererem conquistar o mundo em um dia só.

CARACTERÍSTICA DESSA FASE

Segundo o blog da Leiturinha.com, nessa faixa etária, os pequenos começam a descobrir e a explorar o mundo com as próprias pernas e, por esse motivo, uma das principais características é a curiosidade. Tudo é novo e interessante. Tudo pode ser explorado, desde uma estante de livros, até os utensílios da cozinha. Por conta disso, essa fase exige dos pais muita energia e paciência.

Aqui em casa a coisa não é diferente. De uns tempos pra cá a própria Tarsila se auto denomina como exploradora. Ela vai na essência do adjetivo e faz questão de explorar o mundo por debaixo das mesas, dentro da geladeira e desafia as leis da gravidade ao arrancar toda a roupa suja do cesto e usá-lo como escada para lavar roupas.

Uma outra característica marcante da idade é ser muito explosivo. Segundo a revista eletrônica, o pequeno começa a entender que o mundo não gira ao seu redor e, como ainda não sabe lidar muito bem com suas emoções, acaba reagindo de forma exagerada quando se sente contrariado ou frustrado.

Segundo a nossa parceira e psicopedagoga Flávia Roberta, por volta dos dois anos, as crianças atingem a chamada "adolescência do bebê". Esse momento pode durar até os três anos e é marcado por grandes birras e pela mudança drástica no humor deles, que vão do 8 ao 80 em questão de segundos. As crises, aparentemente sem motivo servem para preparar os pequenos para passos mais largos.

Ter um pequeno toddler é fazer um exercício de paciência diário. Conte até 10, até mil e, se ver que vai perder o controle, se afaste e esfrie a cabeça em outro cômodo. Eles estão aprendendo a lidar com as emoções e sentimentos profundos. Seja cauteloso e se coloque no lugar deles, como exploradores inexperientes. Eles precisam de nós e estão passando por um momento únic, que acaba em um piscar de olhos.

Reuni alguns momentos que fazem a Tarsila explodir lá em casa! Vai que você se identifica e se sente melhor!

- Quando a mamãe faz a mamadeira e ela exige que seja feita pelo papai

- Quando ela quer limpar o chão com a escova de dentes

- Quando está fazendo 5ºC e ela se recusa a usar a coberta

- Quando ela insiste em levar o cachorro (um aspirador de pó) para a festa e recebe um não como resposta

- Quando toma banho, se recusa a colocar uma roupa e corre pelada

- Quando ela quer fugir e a mamãe tranca a porta da sala

- Quando o cabelo está só a bucha e precisa desembaraçar

De vez em quando acontecem essas ou outras "crises" com a Tarsila aqui em casa. O método mais eficiente até o momento é mudar o foco! Chamo a atenção para outras coisas, invento, brinco... As vezes dá certo. Claro que nem tudo são flores, mas é muito gratificante estar ao lado dela aprendendo, ensinando e me reinventando a cada dia.

E você? como faz para lidar com o seu pequeno e fascinante toddler ?


 Brasília DF  |      © 2015 Papai no controle  | blogpapainocontrole.com