• Papai no Controle

Parentalidade - Você já ouviu falar nisso?


O conceito de parentalidade é novo para muita gente. inclusive para mim. Apesar do nome difícil, o termo nada mais é do que a ação que os cuidadores precisam colocar em prática para educar e ajudar a criança a se desenvolver. Essas ações vão desde o brincar, se expressar, até a alimentação e os estímulos mais rotineiros para o desenvolvimento de habilidades.

Na minha infância, exercer essa "tal" parentalidade se restringia apenas a ter filhos e cuidar deles. Ponto final. Ser pai hoje exige muito mais responsabilidades sobre a criança. O cuidador precisa pensar sobre fazer aquilo que é melhor para ela. Condutas antigas podem não servir mais. É importante dar condições para que essas novas gerações sejam melhores e mais realizadas do que a nossa. Esse é (ou deveria ser) o objetivo dos pais, de forma firme, porém gentil. Pensando sobre o que foi bom para nós ao longo da nossa infância, quebrando ciclos ruins e revalidando sentimentos.

Durante esse mês, participei do curso "Parentalidade Compartilhada", ministrado pela influenciadora digital, educadora parental e coach Julyana Mendes, a @maedesete

Foram dois encontros que me fizeram repensar a minha paternidade e me deram ferramentas para compreender as minhas ações e as reações dos meus filhos.

Ser pai ou ser mãe é um eterno desenvolvimento pessoal. Devemos viver essa jornada como um progresso mútuo: nosso e do nosso filho. Mas como nos manter presentes, conectados, conscientes? Julyana fala que precisamos olhar para dentro de nós. Saber que aquilo que temos mais dificuldades de lidar é por onde devemos começar a trabalhar. Nisso, nossos filhos são nossos aliados, porque refletem a nossa inconsciência, nossas oportunidades de enxergar o que está escondido.

Entre os assuntos abordados nos encontros estão autoestima, autoconhecimento, como lidar com desafios de comportamento de crianças e adolescentes, comunicação eficiente, mindfulness, além do uso de ferramentas da disciplina positiva e da parentalidade consciente e de experiências de Julyana Mendes com seus sete filhos.

Fique de olho nos igs do Instagram

@maedesete / @parentalidadecompartilhada

e se prepare para os próximos cursos. Eu estou dentro!


 Brasília DF  |      © 2015 Papai no controle  | blogpapainocontrole.com