• Papai no Controle

Relato de um parto - humanizado!


No último dia 31 de outubro, em uma manhã de terça como outra qualquer, me deparo com minha esposa em pé na sala gritando "a bolsa estourou!" Como assim? Sou o Papai no Controle e nas minhas contas estávamos apenas com 38 semanas de gestação! Pois é! Ravi resolveu atender o pedido da irmã que há dias afirmava para a mamãe que o bebê iria nascer.

Buscando manter o controle tentei reunir a equipe de apoio para que tudo caminhasse bem.

Avisei a nossa médica, pedi ajuda para as tias e começamos a incrível aventura do parto. Para chegar ao hospital, atravessamos Brasília no horário de pico. Enquanto dirigia, tentava ajudar a mamãe com palavras de apoio, vídeos e palhaçadas. Eram muitas coisas que vinham na cabeça gente. Quando tudo parecia entrar no controle, ela me solta uma:

Ligou para a fotógrafa? Acreditem, ainda viriam perguntas piores pelo caminho kkkkkkkkkkkkk!

Para a nossa sorte, a nossa amiga e parceira Regina Duvirgem - @reginaduvirgemfotografia é daquelas que não perde um momento por nada e assim fez, largou tudo que estava fazendo e foi ao nosso encontro no hospital. Ela foi mais que uma fotógrafa, foi nossa doula.

Com contrações a cada 3 minutos e alguns centímetros de abertura a mamãe arregala os olhos e me questiona: ''onde esta a bolsa de maquiagem?'' Juro que eu quase.... Deixa pra lá! O melhor remédio era não contrariar a pessoa em trabalho de parto!

Falei que não tinha pensando nesse detalhe, que tinha deixado tudo no carro e achava ela linda de todo jeito. Kkk! Vendo que seus cliques poderiam ser comprometidos com essa falha, nossa amiga fotógrafa entrou em ação: "Vou arrumar essa maquiagem agora!" Ela saiu determinada, convocou uma reunião com todas as auxiliares, enfermeiras e médicas do hospital e conseguiu uma voluntária com um mega estojo de maquiagem. Fiquei sem reação e depois quase morri de rir!

O tempo todo foi assim, já que a mamãe tem crises de riso quando fica nervosa, aproveitamos para levar aquele momento da forma mais divertida e leve possível. Claro que a cada contração, o tempo ia fechando! Comédias a parte, precisávamos da sala de cirurgia liberada para realizar nosso parto, mas ainda tinha uma família na nossa frente!

Não é segredo para ninguém a nossa preferência e segurança pela Cesária. Sempre falei que se não nascesse antes de chegar no hospital, nosso parto seria por vias cirúrgicas. Pois é, as contrações aumentavam e a ansiedade de conhecer Ravi crescia mais e mais.

O centro obstétrico foi liberado. Os funcionários nos deram todo o apoio e nossa médica obstetra, Claudia Araújo, entrou em ação. Por volta das 13h38 fomos apresentados para o garotinho mais marrento do hospital, acreditem, ele, não gosta de chorar e encantou a todos com sua personalidade. Quando a tia Claudia o pegou, ele fez questão de fazer xixi em toda a equipe médica. Depois disso, chorou e foi apresentado para a mamãe! Que momento maravilhoso!

Tudo foi filmado, fotografado e compartilhado. Vivemos em um mundo onde buscamos a privacidade e independência, mas ao mesmo tempo queremos expor ao universo nossas emoções. Quem me conhece sabe do meu desejo de compartilhar as minhas alegrias e também do comprometimento com os nossos seguidores. Agradeço por cada oração e cada comentário.

Nosso garoto chegou forte e cheio de saúde graças a Deus. Foi uma experiência e tanto. Em todos os momentos fomos acolhidos por cada um dos profissionais. Nos sentimos humanos, com sentimentos e emoções. Esse sim é o grande sentido do parto humanizado. Não estou falando daquela ideia de parto natural, com iluminação especial, aromas e velas. Estou falando sobre ter as escolhas respeitadas por todos, em um dos momentos mais importantes da minha vida. Esse sim, foi um belo parto humanizado.

Obrigado a todos!

Ficha Técnica

Hospital: Santa Helena, Brasília

Obstétras: Dra Claudia Araújo e Marcela Montandom

Fotografia de parto: Regina Duvirgem

Maquiagem: voluntárias do hospital

Rede de apoio: Família Damasceno Abadio


 Brasília DF  |      © 2015 Papai no controle  | blogpapainocontrole.com